terça-feira, 18 de setembro de 2012

CAUSO DA ILHA DO FAROL. ARRAIAL DO CABO MELHOR SÓ O CÉU.

Minha saudosa irmã na ilha do farol perto da figueira assombrada.
ARRAIAL DO CABO. MELHOR SÓ O CÉU. A Querida cidade de Arraial do Cabo é cheia de mistério e de “causos”. Que digam o Dr. Jorgenel, Luiz Barreto e o Dr. Onilson. “Causo” do tesouro da ilha do farol. A ilha de Cabo Frio, chamada pelos Cabistas de ilha do farol é palco de muitas histórias e “causos” fantásticos, entre ao qual esta o seguinte, recolhido em Arraial com o próprio protagonista dos fatos, Senhor Benjamim: “Uns tempos atrás, estava eu jogando uma pelada com alguns companheiros lá na ilha do farol, quando apareceu uma caveira desenterrada na areia”. Os outros começaram a chutar a caveira, fazendo ela de bola. Achando aquilo desrespeito, pedi que eles parassem e enterrei de novo a caveira no areal. Naquela mesma noite, tive um sonho. O defunto, dono da caveira, me aparecia e agradecia o favor de lhe ter enterrado novamente. Dizia também que eu voltasse lá na ilha sozinho, no dia seguinte, que como recompensa, ele ia me ensinar onde encontrar uma grande riqueza. Era para eu subir o areal até chegar à beira do mato, ai eu veria umas abelhas voando. Eu deveria seguir as abelhas, até que elas parassem e fizessem um oito no ar. Neste lugar, eu devia cavar até achar um tesouro. Acordei impressionado com o sonho e resolvi ir até lá e tirar a prova. Mas levei um amigo comigo. Chegando lá, subimos o cômoros e lá, na beirinha do mato encontramos as abelhas voando. Fomos atrás até que elas parassem no ar e ficarem desenhando o oito. Nessa altura, eu já estava impressionado demais. Cavamos então, ali mesmo onde as abelhas estavam. Cavamos, cavamos, mas o tal tesouro não apareceu. Tenho para mim, que foi porque eu não segui o que o defunto pediu e fui acompanhado...... Causo contada para minha irmã Maria de Lourdes Mano na Praia do Anjos para o acervo do Arquivo do Centro Manoel Camargo no ano de 1977. Arraial do Cabo melhor só o céu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário