quinta-feira, 13 de junho de 2013

AQUÍ QUE TUDO COMEÇOU.

A bula Manifestis Probatum emitida em 23-05-1179~.


                  AQUÍ QUE TUDO COMEÇOU.




       D. Afonso Henrique, lutou contra o exército de mouros, cinco vezes maior que o seu e o venceu na região de Ourique, sul do atual território português no ano da graça de 1139. A vitória de D. Afonso Henrique teve grande importância para o Condado Portucalense, pois pela primeira vez um nobre guerreiro de um Condado submisso á Coroa de Leão era aclamado como governante de um território independente. O destemor de D. Afonso Henrique o fez ser reconhecido por todos os soberanos ibéricos como um verdadeiro rei e com ele negociavam de igual para igual.
        A situação de subordinação dos lusitanos á Coroa leonesa se tornou insustentável, e o Rei D. Afonso VII assinou em 05 de outubro de 1143 o Tratado de Zamora com o líder português D. Afonso Henrique. Acreditava o monarca do Reino de Leão que a autonomia portucalense fosse meramente formal. Porém como esperado, nenhum desses compromissos foi mantido. D. Afonso Henrique, sabia que existia na península ibérica o direito visigótico que impedia o desmembramento do Reino de leão e, por conseguinte a independência do Condado Portucalense. Sabedor do risco D. Afonso recorreu ao Papado que era a lei suprema, e foi acolhido em seu pedido pelo Papa Alexandre III, que publicou em 23 de maio de 1179 a bula Manifestis Probatum e usa o termo “rex potugalensium”, reconhecendo o nascimento de Portugal como um reino soberano.

Trecho do documento.
“Sabemos por evidentes sucessos que como bom filho e príncipe católico tendes feito vários serviços á sacrossanta Igreja, vossa mãe, destruindo valorosamente os inimigos do nome cristão, dilatando a fé católica por muito trabalho de guerra e empresas militares (......). Por isso nós concedemos á tua excelência e autoridade, e confirmamos por autoridade o Reino de Portugal com integridade das honras e a dignidade de Reino que aos reis pertence, e também todas as terras que, com auxílio da graça celeste, arrebatares das mãos dos sarracenos (....).
Texto produzido pela Revista História Viva.   

Que possamos ter na Presidência no Club de Regatas Vasco da Gama, um Presidente que pense e haja com D. Afonso Henrique. A vitória é possível, desde que não sejamos covardes, omissos e principalmente submissos subservientes.
Ao Vasco tudo! Casaca, zaca, zaca, a turma é mesmo da fuzarca Vascôôôôôô!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário